Na área de atuação da saúde, não é somente o médico que faz a diferença. Assim como diversos outros profissionais, o enfermeiro tem grande responsabilidade no trato hospitalar, sendo responsável por diversas tarefas dentro dos cuidados com a saúde e o bem-estar humano. Uma das tarefas que contam com a ajuda de um enfermeiro é, portanto, o exame físico, que precisa dispor da observação e o cuidado do profissional. Nesse sentido, o DropCiência separou dicas valiosas de como realizar o exame físico corretamente.
O Exame Físico
Parece simples e fácil de ser realizado, mas este exame exige do profissional de saúde, atenção redobrada para identificar eventuais anormalidades, e fornecer subsídios para o diagnóstico e assistência no quadro clínico, levantando informações sobre o estado de saúde do paciente.
As 3 Principais Técnicas
Para realizar o exame físico corretamente é necessário estar atento as principais etapas e técnicas a serem seguidas: inspeção, palpação e ausculta, todas elas feitas da cabeça aos pés do paciente, para identificar anormalidades em todo o corpo.
A Inspeção
Consiste na avaliação minuciosa e sistemática da superfície externa. Vários segmentos corporais são observados: aspecto, tamanho, cor, forma e movimento. A inspeção pode ser estática, observando-se os contornos do paciente parado; ou dinâmica, exigindo ao paciente que faça alguns movimentos.
A Palpação
Na palpação, utiliza-se o tato para verificar o estado das estruturas externas, é nela que o profissional pode avaliar se há dor em alguma região do corpo, ou até mesmo ruídos hidroaéreos presentes. A percussão, variante da palpação, aplica pequenos golpes no organismo e analisa as vibrações quanto à intensidade, tonalidade e timbre.
A Ausculta
A ausculta é de extrema importância no exame físico, é quando se verifica a respiração e os batimentos cardíacos, ou são identificados sons e ruídos do corpo. A ausculta dos sons pulmonares normais são denominados como Múrmurio vesicular. Os sons pulmonares anormais, também conhecidos como Sons Patológicos ou Adventícios, podem ser: Roncos, Sibilos, Estertores/Creptações, e Estridos.
Vale ressaltar, que as avaliações do Exame físico variam em cada caso, levando em conta o perfil do paciente, sua idade, sexo, patologias presentes ou, casos clínicos emergenciais.
Para receber notícias de saúde todos os dias acesse: https://t.me/dropciencia
Confira o artigo na íntegra: https://www.secad.com.br/blog/enfermagem/etapas-para-realizar-exames-fisicos/