COVID-19: A corrida pela vacina

A corrida pela vacina

Nos últimos meses, acompanhamos um avanço em grande escala nos casos de coronavírus no Brasil e no mundo. A luta contra um vírus desconhecido é árdua, além disso, diversos estudos precisam ser feitos de forma específica, e o tempo é o maior inimigo dos cientistas e pesquisadores, que lutam na corrida incessante pela vacina. 

Os estudos desenvolvidos mostraram resultados satisfatórios nos pequenos testes realizados. Agora, começa uma nova etapa neste processo, a produção e teste em massa, dando início ao pensamento de esperança, principalmente para os Brasileiros em pleno pico de pandemia. 

Recentemente, o Brasil assinou uma parceria com a universidade de Oxford, na Inglaterra, para a produção e testes da vacina, o acordo prevê pelo o menos 30 milhões de doses para testes, e caso seja comprovada sua eficácia, serão fabricadas outras 70 milhões que inicialmente deverão ser distribuídas aos grupos de risco, principalmente para idosos e pessoas com comorbidades que podem agravar o quadro da doença. 

Os pacientes que receberem a vacina terão de ser acompanhados por um ano, para que de fato possa ser comprovada a eficácia. No entanto, se nos primeiros testes já forem comprovados bons resultados, a estimativa é que em outubro sejam distribuídos 100 milhões de imunizantes, já que estamos falando de uma corrida contra o tempo, que nesta fase é precioso.  

A corrida global 

Não é apenas Oxford que luta nessa corrida para a produção e testes da vacina. No mundo, outros 17 tipos de vacina contra a Covid-19 foram testados em humanos, algumas mais promissoras que as outras, como é o caso da vacina desenvolvida pela empresa de biotecnologia BioNTech e pela farmacêutica Pfizer. 

A vacina produzida por essas empresas, mostrou potencial e foi bem tolerada no estágio inicial de testes em humanos, informaram as empresas na quarta-feira (1º). Já foi testada em 24 voluntários saudáveis e os resultados mostraram que, após 28 dias, os pacientes desenvolveram níveis mais altos de anticorpos para Covid-19 do que os normalmente observados em pessoas infectadas. 

Houve comemorações nas redes sociais pelos resultados positivos, e além disso, uma enorme esperança para o mundo. Ao que tudo indica, o controle da pandemia está próximo.  

Para mais notícias de Saúde e Ciência acesse: https://t.me/dropciencia 

Confira outros artigos clicando aqui.

 

Confira outros artigos clicando aqui.