A importância do metal cálcio para o organismo

A importância do cálcio para o organismo

Em algum momento de sua vida você já deve ter ouvido falar sobre a importância da inclusão do Cálcio, Ferro, Sódio, Potássio entre outros nutrientes em sua alimentação, e até mesmo já pode ter levado bronca da mãe, pai ou de um médico a respeito da importância de uma alimentação saudável e equilibrada. Acontece que os metais são a base do funcionamento de vários sistemas presentes no organismo, por isso a importância não só de incluí-los na alimentação, mas também de conhecê-los.  

Primeiramente, precisamos entender que os metais essenciais para o organismo, devem ser diariamente incluídos na nossa alimentação como foi dito anteriormente, no entanto, existem alguns metais que se presentes no organismo, podem levar a complicações severas ou até mesmo a intoxicações (MASSABNI A, C. 2006), como o Mercúrio, que hoje é proibido na fabricação de termômetros e outros aparelhos. Ou o Chumbo, que em grandes concentrações pode até mesmo levar a morte rapidamente. 

O Metal Cálcio 

Um dos metais mais importantes para a nossa saúde e desenvolvimento ósseo é o Cálcio, ele se classifica como um metal alcalino terroso no grupo 2A, e atua principalmente na formação dos ossos e dentes. Além disso é o mineral em maior quantidade no corpo.  

Para entender a função deste Metal no organismo primeiramente precisamos entender onde ele se encontra e como ele atua. O Cálcio está presente em 98% nos ossos, 1% no interior das células e 0,1% no sangue e líquidos extracelulares. Ou seja, é um metal primordial na calcificação e fortificação óssea, além disso sem ele muitas atividades celulares importantes como a contração muscular não seriam realizadas. 

Você sabia que o consumo direto desse nutriente começa logo após nosso nascimento, a partir do momento em que ingerimos o leite materno? Ele é rico em diversos minerais, sendo o mais importante deles o Cálcio. (ROBLEDO, H. 2018). Dessa forma, acontece o desenvolvimento fetal e o desenvolvimento ósseo da criança, possibilitando o nosso crescimento, nossos movimentos e o nascimento dos dentes. (SARDINHA, V. 2020) 

Após essa fase o consumo desse metal se dá pela ingestão consciente de laticínios e seus derivados. Podemos o encontrar, em leites, queijos, iogurtes, e até mesmo no Tofu, Brócolis e Sardinha que apresentam mais Cálcio que o próprio leite (Navarro, R. 2019). Lembrando que nada em excesso se faz necessário e que a ingestão exagerada deste mineral pode dificultar a absorção de diversos outros metais por se tratar de uma “competição” entre eles, podendo prejudicar na absorção um do outro. (COTTA, C. 2019) 

A Importância do Cálcio no Metabolismo 

Este metal é de suma importância para o metabolismo dos ossos, ajudando na coagulação sanguínea e oxigenação dos tecidos. Além de ter um papel importante no funcionamento da membrana celular, na contração muscular e transmissão de impulsos nervosos. 

O cálcio que se encontra dentro das células, ou seja, o cálcio intracelular é responsável pelo controle de diversos processos celulares, sendo o principal deles a contração muscular. Andar, correr, falar, movimentar a cabeça e todos os outros movimentos que nós fazemos, só são possíveis com a contração muscular onde o Cálcio atua como um interruptor na fibra muscular, expondo os sítios de ligação entre miosina e actina (SILVA M, 2012). 

Já o Cálcio Plasmático, é responsável por importantes funções no sangue onde esse metal será responsável por regular a coagulação sanguínea, além de promover a estabilidade e permeabilidade da membrana plasmática ao se ligar aos fosfolipídios (SARDINHA V, 2020). 

Além dessas e outras inúmeras funções, vale lembrar que para evitar doenças como osteoporose, hipertensão arterial, disfunções e até mesmo Hipocalcemia é recomendado por dia a ingestão de aproximadamente 1.200 mg de Cálcio. (BASSO S, 2016.) Que pode ser facilmente encontrado em leites e derivados. Já para pessoas intolerantes a lactose, é possível encontrar fontes ricas em cálcio nos vegetais e folhas escuras como gergelim, aveia, brócolis entre outras inúmeras opções. 

Referências:

BASSO, S. Cuidados pela vida: Quantidade de Cálcio a consumir por dia. 25 de fevereiro de 2016. Disponível em: https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/ossos/sabia-que-e-preciso-beber-5-copos-de-leite-por-dia-para-obter-a-quantidade-de-calcio-ideal-para-ser-saudavel-descubra-outros-mitos-sobre-o-nutriente-e-sua-absorcao 

COTTA C. Nutróloga. Cuidados pela Vida: Como o Calcio atua em nosso organismo. 13 de junho de 2017. Disponível em: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/calcio-como-atua-no-nosso-organismo 

MASSABNI, A. C. Conselho Regional de Química: Os metais e a saúde Humana. Química Viva, São Paulo, julho de 2006. Disponível em: https://www.crq4.org.br/quimica_viva__os_metais_e_a_saude_humana 

NAVARRO R. Nutrólogo: 10 Alimentos com Calcio que não contém leite. 20 de julho de 2015. Disponível em: https://guiame.com.br/vida-estilo/saude/saiba-quais-sao-os-10-alimentos-de-calcio-que-nao-contem-leite.html 

SARDINHA V.S. Mundo Educação: Importância do Cálcio. Bol, Mundo Educação. 2020. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/importancia-calcio.htm 

SILVA, M.D. Portal Educação: A importância do cálcio na contração muscular, São Paulo. Disponível em: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/a-importancia-do-calcio-na-contracao-muscular/17476 

Para notícias diárias de ciência e saúde acesse: https://t.me/dropciencia

Confira outros artigos clicando aqui.

Confira outros artigos clicando aqui.