Acesso venoso e administração de medicamentos

Acesso venoso e administração de medicamentos

Acesso venoso é a via utilizada para administração de medicamentos e outros fluidos no corpo humano. É uma técnica que permite acesso ao sistema circulatório para administração de medicamentos, nutrição e outros tratamentos.

Existem várias técnicas para este procedimento, incluindo acesso por punção de veia periférica, acesso por cateter venoso central e acesso por cateter venoso periférico. A técnica mais comum é a punção de veia periférica, que é realizada com a utilização de agulhas esterilizadas em veias dos braços, mãos, antebraços e pés.

A administração de medicamentos via acesso venoso é uma prática comum em hospitais, clínicas e outros ambientes de saúde. É utilizado para administração de medicamentos de curta duração, como analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos, e também para administração de medicamentos de longa duração, como quimioterapia e nutrição parenteral.

É importante destacar que a administração de medicamentos via acesso venoso requer cuidado e precauções para evitar complicações. O profissional de saúde deve seguir as normas e regulamentos de biossegurança, garantir a identificação correta do paciente e a administração correta do medicamento. Além disso, é importante monitorar o paciente durante e após a administração do medicamento para detectar e tratar quaisquer reações adversas.

Quer ter acesso a conteúdos completos? Acesse o site do Dropciencia: https://dropciencia.com/

Confira outros artigos clicando aqui.