Anatomia dos pulmões e respiração

Anatomia dos pulmões e respiração

Os pulmões são órgãos essenciais para a respiração humana, responsáveis por fornecer oxigênio ao corpo e remover o dióxido de carbono. Eles são localizados no tórax, um de cada lado da coluna vertebral, e são conectados à traqueia, a principal via aérea, e às principais artérias e veias, que levam e trazem sangue para os pulmões, respectivamente. Dito isto, entender como funciona a anatomia dos pulmões e a respiração é de extrema importância.

A anatomia dos pulmões é composta por dois pulmões, direito e esquerdo, cada um dividido em lobos. O pulmão direito possui três lobos, enquanto o esquerdo possui dois lobos. Cada pulmão é composto por milhões de sacos aéreos, chamados alvéolos, onde ocorre a troca gasosa entre o ar inspirado e o sangue.

Os pulmões são revestidos por uma camada de tecido conhecida como pleura, que ajuda a lubrificar e proteger os pulmões durante a respiração. A respiração é controlada pelo sistema nervoso autônomo, e é composta por duas fases: inspiração e expiração. Na inspiração, os músculos inspiratórios se contraem, aumentando o volume do tórax e permitindo que o ar entre nos pulmões. Na expiração, os músculos expiratórios se relaxam, diminuindo o volume do tórax e permitindo que o ar saia dos pulmões.

A respiração é uma função vital para a vida, pois é através dela que o oxigênio é transportado para as células e o dióxido de carbono é removido do corpo. A anatomia dos pulmões e a respiração são interdependentes e trabalham juntas para garantir a saúde e o funcionamento adequado do corpo. É importante manter uma boa saúde respiratória e fazer exames regulares para garantir que os pulmões estejam funcionando corretamente.

Acesse nosso site e realize nossos cursos gratuitos com direito a certificação: https://dropciencia.com/

Confira outros artigos clicando aqui.