Introdução à citologia

Introdução à citologia

O que é a célula?

Para iniciar o conteúdo de citologia, precisamos entender o que é de fato a célula. Primeiramente, sabemos que todos os organismos vivos, com exceção dos vírus, são formados por células. Sendo assim, a célula deve ser definida como o elemento funcional dos seres vivos, pois com elas são capazes de realizar inúmeras e muito importantes atividades. Desse modo, pense na célula como uma grande “empresa” nos seres vivos, onde o Núcleo é o chefe, comandando e deixando todo o resto da corporação em harmonia, sobre constante atividade para haver a “manutenção da vida”.  

O ser vivo em geral necessita de um nível de estruturação, nós humanos como seres complexos temos uma enorme necessidade de organização, que somente é possível com as células. Afinal, são elas que formam os tecidos do nosso corpo, entre outras muitas funções, como as células musculares por exemplo, que são responsáveis pela nossa movimentação. Vale lembrar ainda, que elas não são iguais e cada uma tem uma função. Portanto, se cada “funcionário” exerce diferentes atividades, no final teremos uma empresa de grande sucesso e em excelente funcionamento. 

Como a célula está dividida?  

A célula é dividida em três partes sendo elas: A membrana plasmática, Citoplasma e o Núcleo. Para entender melhor essa divisão, vamos pensar novamente em uma empresa, onde o Núcleo é o centro de controle operacional das células, onde há cromossomos e DNA que dita o que a célula vai fazer e como vai fazer.      

Agora passando para o “setor administrativo” da célula temos o Citoplasma, que é composto de material viscoso e tem em seu conteúdo organelas responsáveis por diversas funções importantes, tais como os Ribossomos que são fabricantes de proteínas, os Lisossomos que facilitam reações químicas, e até mesmo as mitocôndrias que produzem ATP e energia para as atividades celulares.  

Existem diversas funções dentro de uma empresa (Célula) que vão entrando em harmonia e trabalhando em conjunto. Por fim, temos o “Setor de Segurança” dessa grande empresa, que no caso é a Membrana Plasmática, sendo essa uma película envoltória que regula tudo que entra e sai da célula.

Leia o artigo na íntegra: https://www.biologianet.com/biologia-celular/o-que-celula.htm 

Veja mais: https://www.grupoescolar.com/pesquisa/a-importancia-da-celula-no-ser-vivo.html 

Leia mais: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/celula.htm 

Confira outros artigos clicando aqui.