Problema de Saúde Pública: A influência das redes sociais.

Problema de saúde pública: A influência das redes sociais

O ser humano naturalmente dispõe a necessidade de relacionar-se, logo o ambiente virtual tornou-se um facilitador de interações, que podem ocorrer de qualquer lugar e em qualquer momento. Hodiernamente, é sabido que a predominância do universo online em nossas vidas é gigante, por dia cada pessoa passa cerca de 6 horas em plataformas digitais, acessando conteúdos de pesquisa, navegando em redes sociais, realizando compras, entre outras diversas atividades. Dessa forma, o conteúdo disposto na internet bem como nas redes sociais, conduziu a sociedade para um novo modelo de conexão. 

 A rede social Facebook é atualmente uma das mais utilizadas entre aqueles que acessam a internet, contando com cerca de 2 bilhões de usuários ativos pelo mundo inteiro. Nela é possível manter contato com amigos, realizar chamadas, fazer publicações, participar de grupos, entre outras funções. Assim, pode-se revelar que essa rede social tem um papel preponderante na política, cultura e opinião pública dos usuários. 

Diariamente, são criados grupos e páginas no Facebook para o compartilhamento de conteúdo e opiniões. As páginas do movimento Antivacina vem crescendo abruptamente com diversas teses sobre o tema. Uma análise feita em mapa por pesquisadores, indica que apesar dessas páginas disporem de menos seguidores que as páginas pró-vacina, elas são mais numerosas e crescem de maneira rápida. Isso significa que estão estimulando a resistência à vacinação. 

O avanço desse movimento implica na opinião pública, tendo responsabilidade na queda gradual dos índices de imunização mundial na última década, fator esse que preocupa as autoridades, levando em conta a situação de saúde atual da COVID-19, onde o cuidado com nossa saúde, e com a saúde do próximo, permanece como ponto de atenção, igualmente com a imunização da população assim que descoberta uma nova vacina para cessar a pandemia.  

Compartilhe Informações Confiáveis nas redes sociais

Nem tudo aquilo que está disposto na internet consiste em uma informação confiável. As chamadas “Fake News”, são diariamente compartilhadas, prejudicando diversas pessoas que confiam nas publicações, que rapidamente se propagam de forma generalizada e equivocada. 

A responsabilidade e o cuidado no fornecimento das informações de saúde precisam partir de todos. Por isso, nós do DropCiência pensamos sempre em você, e nas informações corretas em prol da saúde coletiva e avanços da ciência. 

Conheça nosso canal de informações sobre ciência e saúde do Telegram: https://t.me/dropciencia 

Para mais informações sobre saúde pública e dicas diárias acesse: https://t.me/pilulaonline

Confira o artigo: https://www.sciencemag.org/news/2020/05/vaccine-opponents-are-gaining-facebook-battle-hearts-and-minds-new-map-shows

Confira artigos do DropCiência clicando aqui.

Confira outros artigos clicando aqui.