5 Maneiras de Cuidar da Saúde Mental Na Quarentena

5 Maneiras de Cuidar da Saúde Mental Na Quarentena


Diante do atual cenário da COVID-19, viu-se a necessidade de tomar medidas protetivas, visando cuidar da saúde coletiva. Hábitos como lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel, utilizar máscara, e manter o isolamento social, foram aos poucos sendo adicionados na rotina da população mundial, pois todas essas atividades diárias, são medidas importantes na contenção do vírus. 

Contudo, no período em que ficar em casa é de extrema importância, o isolamento para algumas pessoas pode ser angustiante, desencadeando um estado de estresse e ansiedade permanentes, que podem fragilizar o sistema imunológico e debilitar o equilíbrio mental.  

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil é líder em volume de pessoas ansiosas do mundo, com 18,6 milhões de brasileiros. Vale lembrar, que esses são dados desatualizados e o número de casos pode ser ainda maior. Dessa forma, se você é uma das pessoas que sofre com ansiedade na quarentena, nós separamos 5 maneiras para que você possa cuidar da saúde mental.

1. Aprenda a gerir seu tempo

O tempo certamente é um dos motivos de correria no dia a dia. Sua má gestão, é um fator determinante na saúde mental. Sendo assim, quem não organiza bem o dia, normalmente está concentrado em apenas uma ou duas tarefas, pensando que não tem tempo para fazer o resto. Logo, a ansiedade é desencadeada.

Dica: Organize sua rotina em uma agenda, defina afazeres e metas diárias. Isso com certeza vai melhorar seu desempenho nas tarefas e consequentemente, diminuir o estresse e ansiedade. 

2. Procure novas atividades de lazer 

Se você se sente cansado de realizar as mesmas atividades todos os dias, apostar em novas dinâmicas pode ser de extrema importância. O lazer ativa o sistema límbico cerebral, e permite a sensação de prazer, ajudando a evitar ou diminuir a ansiedade.

Dica: Procure novas maneiras de se divertir, com jogos de tabuleiro, desafios em família, pintura, confecção de artesanatos, entre outros. 

3. Use a tecnologia a seu favor 

A tecnologia dispõe de ferramentas incríveis para o auxílio diário, com diversos recursos. Saia da rotina e tente uma nova maneira de aprender sobre aquilo que gosta. 

Dica: Tente fazer cursos online de seu interesse e procure sempre por conteúdos que possam estimular sua criatividade e bem-estar. 

4. Melhore sua alimentação

Constantemente, buscamos uma alimentação rápida para suprir nossa necessidade em meio a correria. Acabamos indo para o fácil industrializado e com pouca ingestão de nutrientes, afetando nossa saúde dia após dia, e consequentemente nosso desempenho diário. Lembre-se, a mente saudável precisa de um corpo bem cuidado.  

Dica: Conheça novos alimentos ricos em nutrientes, beba bastante água e aposte em refeições com frutas, legumes e grãos. Se for o caso, tente uma reeducação alimentar. Evite dietas promovidas na internet, e restrições alimentares. 

5. Pratique exercícios físicos 

Com o isolamento social, a maioria das academias permanecem fechadas, sendo assim, muitas pessoas deixaram de praticar exercícios físicos. A importância de se exercitar, precisa ser discutida frequentemente. Portanto, mesmo em casa, procure manter atividades físicas frequentes e realizar alongamentos. 

Dica: Use utensílios caseiros para montar circuitos e produzir pesos. Faça alongamentos ou Yoga. Separe pelo o menos 15 minutos por dia, para realizar essas atividades.

Curtiu alguma das maneiras de cuidar da saúde mental na quarentena?

Confira o artigo aqui: https://beecorp.com.br/blog/dicas-de-saude-mental/

Confira artigos do DropCiência clicando aqui.

Confira outros artigos clicando aqui.