A importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Informar sobre a importância da prevenção do câncer de mama

O câncer de mama é um dos tipos de neoplasia mais comuns entre as mulheres no mundo. Estima-se que cerca de 28% de novos casos de câncer em indivíduos femininos, seja do tipo mamário. Não há uma causa única para o câncer de mama, no entanto, os principais fatores de risco comportamentais relacionados ao desenvolvimento da doença são: excesso de peso corporal, falta de atividade física e consumo de bebidas alcoólicas. Salientando o cuidado com a saúde e mudanças no estilo de vida. 

O diagnóstico precoce é a forma mais efetiva de tratar os pacientes com a doença, cessando possibilidades graves e reduzindo a taxa de mortalidade. Assim, é importante que a população em geral e os profissionais de saúde, reconheçam os sinais de alerta. Ficar atento quanto aos sintomas, é de extrema importância no processo de reconhecimento da doença. Portanto, no caso da presença de caroços endurecidos e fixos nas mamas, nódulos na axila e pescoço, mudança de cor na pele da mama, ou saída de líquido espontânea dos mamilos, é necessário recorrer a avaliação de um profissional. 

A Mamografia

Hodiernamente, os métodos de imagem têm um papel fundamental no manejo dos pacientes com câncer de mama, que vão desde a avaliação de pacientes assintomáticos até estadiamentos dimensionais do comprometimento da neoplasia. O método de imagem mais comum é a mamografia, dispondo da capacidade de reduzir a mortalidade através do rastreamento populacional, que identifica microcalcificações sendo muitas vezes, a única manifestação inicial do câncer.  

O rastreamento mamográfico pode ser realizado anualmente em mulheres com 40 anos ou mais. A partir dos 70 anos, a frequência decorrerá do diagnóstico médico. Já para mulheres com um alto risco de complicações, a mamografia poderá ser feita a partir dos 35 anos. Em vista do aumento de casos anualmente, a capacitação profissional em mamografia vem sendo cada vez mais explorada. Portanto, é preponderante a qualificação do profissional para uma melhor assistência, além do auxílio na prevenção do câncer.  

Conheça o curso online de Capacitação profissional em Mamografia do DropCiencia: https://dropciencia.com/curso/mamografia-para-profissionais-de-saude 

Confira os artigos aqui: https://saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-mama 

https://saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45940-cancer-de-mama-desafios-na-prevencao

Confira artigos do DropCiência clicando aqui.

Confira outros artigos clicando aqui.