Ciência e Educação: Bases para o progresso humano

A ciência pode ser até definida de forma simplista, porém a sua história e todo processo evolutivo é de espetacular grandeza. Isaac Asimov, escritor Russo, autor de obras de divulgação científica, elucida toda esta grandeza de forma espetacular em sua obra “Chronology of science and Discovery” aonde descreve como a ciência moldou o mundo desde a descoberta do fogo até as mais recentes descobertas do século XX. Desde o princípio da medicina baseada em evidencias em 1747 com James Lind tratando sintomas do Escorbuto em marujos ingleses, a ciência sempre foi colocada para a sociedade como importante por responder as necessidades humanas básicas e para melhorar os padrões de vida. A que temperatura podemos morrer? Qual a cura para o câncer? Porque picadas de insetos causam reação local? Questionamentos, a ciência nunca foi opinião, o objetivo não é agradar ninguém, o objetivo maior da ciência é compreender os fenômenos que nos rodeiam e afetam.

Nas últimas décadas, por exemplo, a ciência e a natureza nunca estiveram tão próximas, de que forma? Na tentativa de encontrar uma maneira mais sustentável e racional de usar os recursos naturais, garantindo a continuidade e sobrevivência do planeta. Afim de garantir financiamento e obter aceitação social os cientistas vinculam seus experimentos e os árduos trabalhos à saúde das populações e maior expectativa de vida, avanço tecnológico, lucros econômicos e ou sustentabilidade. Em geral, a ciência está ligada ao crescimento econômico, aonde se justifica o investimento do dinheiro público. É incontestável, dados demostram que as ferramentas sociopolíticas, tecnologias e medicamentos/drogas que usamos hoje são produtos ou subprodutos da pesquisa cientifica.

No entanto, há uma outra aplicação da ciência que não pode mais ser negligenciada, e que tem um grande potencial para elucidar os desafios que a humanidade enfrenta no cenário da educação atual e no seu processo evolutivo. Talvez seja o momento ideal para se considerar como a ciência e a pesquisa podem contribuir para a educação humana em todos os níveis da sociedade. Envolver novos entusiastas, crianças, adolescentes, jovens em pesquisa e ensiná-los sobre conhecimento científico é de grande  importância, mas é crucial também fornecer a elas e a toda sociedade uma compreensão no mínimo básica de como a ciência moldou o mundo e a civilização humana.

Segundo Valentí Rull, pesquisador sênior do Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha, a educação pode se tornar a aplicação mais importante da ciência nas próximas décadas. Pode-se dizer que a educação serve para manter a identidade da cultura humana, baseada no conhecimento acumulado, e para melhorar o nível cultural geral de uma sociedade. De acordo com Stuart Jordan, cientista sênior aposentado do Centro de voos espaciais da Goddard/NASA e atualmente presidente do Instituto de Ciência e Valores Humanos, a ampla ignorância e superstição continuam sendo os “principais obstáculos ao progresso de um mundo mais humanitário.

Diante deste contexto, é de suma importância ensinar para toda a sociedade como a ciência moldou e contribuiu para o avançou da cultura e o bem-estar humano. É quase unânime que os próprios cientistas devem se envolver mais nas escolas, nas sociedades e comunidades, além de seu papel constante nas universidades. A melhoria da cultura e da sociedade humana depende de padrões estruturais e funcionais mais difusos. No caso da ciência, sua difusão para a sociedade em geral é chamada de “popularização da ciência”.

Os cientistas em especial os que estão ligados as instituições públicas detêm o papel de fazer um esforço maior para comunicar à sociedade o que é ciência e o que não é; como isso é feito; quais são seus principais resultados; e para que realmente eles são úteis. Essa sem dúvida seria a melhor maneira de desmistificar a ciência e os cientistas, e melhorar a alfabetização científica da sociedade.

Assim, dar ênfase na educação científica formal e como consequência elevar o nível cultural geral da sociedade, dará bases para a construção de uma sociedade baseada no conhecimento mais esclarecido. A ciência não é apenas necessária para a prosperidade humana, ambiental e econômica, a curto, médio e a longo prazo, mas consiste na melhor ferramenta disponível para as respostas e questionamentos humanos, para o aprimoramento em busca do conhecimento por definição.

Por Prof. Dr. André Rocha

Cite este artigo

ALEIXO, A. A. R. Ciência e educação: bases para o progresso humano. Drop Ciência, Brasília, 10 de março de 2020. Disponível em: <https://blog.dropciencia.com/ciência-e-educacao-bases-para-o-progresso-humano>. Acesso em: [data de hoje]

Confira outros artigos clicando aqui.

Para conteúdos na área da saúde, acesse nosso portal DropCiência.com

Confira outros artigos clicando aqui.